Solicitação de Aproveitamento de Estudos (Disciplinas/Créditos)
Para solicitar o aproveitamento de estudos, os documentos relacionados (listados abaixo) devem ser enviados à Secretaria do Programa via e-mail (ppgern@ufc.br) para avaliação:
- Formulário para aproveitamento de estudos (disciplinas/créditos);
- Ementa das disciplinas solicitadas;
- Cópia do histórico escolar ou
- Declaração de que cursou a disciplina, constando nome/código da disciplina, nota, frequência, carga horária/número de créditos, período e assinatura/carimbo do docente ou responsável pela emissão da declaração.
Informações Adicionais
- Procedimento: Após o envio da documentação por e-mail, a solicitação será analisada pela Coordenação. Constatado que tudo está em ordem, o aproveitamento será realizado por meio de operação no sistema SIGAA. Os aproveitamentos deferidos serão lançados no histórico do aluno, disponível no SIGAA;
- Aproveitamento de disciplinas: É utilizado apenas para disciplinas internas (da UFC), cursadas no PPGERN. As disciplinas aproveitadas constarão na relação de disciplinas cursadas, no período atual, sendo lançadas uma a uma. Esse aproveitamento entrará no cálculo do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) do aluno;
- Aproveitamento de créditos: É utilizado para disciplinas externas ao PPGERN e/ou à UFC. Esse tipo de aproveitamento será lançado no histórico escolar do aluno em bloco. Constará na relação de disciplinas, apenas a carga horária total e o número de créditos aproveitados (não será especificado o nome das disciplinas). Ao fim do histórico, será cadastrada uma observação com o número do processo do aproveitamento e o local em que as disciplinas foram cursadas. Esse tipo de aproveitamento não é utilizado no cálculo do IRA. Será aproveitado um limite máximo de 24 créditos ao total.