Ecologia Terrestre: Ecofisiologia e adaptações morfo-anatômicas de plantas do domínio semiárido brasileiro
Projeto: Ecofisiologia e adaptações morfo-anatômicas de plantas do domínio semiárido brasileiro.
LABORATÓRIO DE INTERAÇÕES VEGETAIS (LIVE)
Objetivo geral: O LIVE tem como objetivo estudar as interações ecológicas das plantas com o foco especial em coexistência de espécies. Nós conduzimos levantamentos e experimentos de campo e de casa de vegetação, os quais buscam testar predições provenientes de hipóteses científicas. Além disso, esses estudos têm implicações na restauração de ambientes alterados e conservação de áreas conservadas. No geral, nossos trabalhos avaliam os impactos na parte aérea e no sistema radículas das interações diretas e indiretas entre plantas e entre plantas e micro-organismos.
Objetivos específicos:
1- Interações planta-planta
Procuramos descobrir quais são as combinações de espécies vegetais que ocorrem em coexistência estável, através do estudo da competição e da facilitação entre elas. Com isso, entendemos as formações vegetais e seu desenvolvimento sucessional.
2- Efeitos antrópicos
Estudamos os impactos provocados pelo homem na introdução das espécies exóticas invasoras nos ambientes naturais, alertando sobre os problemas causados por uma espécie invasora agressiva.
3- Competição por interferência
Analisamos o impacto alelopático de uma espécie nativa ou exótica sobre outras espécies nativas, para entender os mecanismos estruturadores da vegetação e os impactos de espécies invasoras.
4- Interações planta-micro-organismo
Fazemos levantamento das espécies de fungos micorrízicos que ocorrem em ambientes naturais, para compreender o impacto das mudanças climáticas e da diversidade das espécies vegetais nas associações micorrízicas.
6- Restauração de áreas degradadas
Buscamos testar e aplicar as melhores combinações de espécies vegetais para a aceleração de processos ecossistêmicos na restauração de áreas degradadas.
7- Consórcio agroecológico
Investigamos as melhores combinações de plantas com interesse econômico para a produtividade e diversidade do sistema agroecológico.