Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais

Área do conteúdo

Estágio de Docência I

Ementa em PDF – Para Download

Disciplina: Estágio de Docência I

Title (English): Teaching Internship I

Professor(a): Prof. Dr. José Roberto Feitosa Silva

Ementa:

conteúdo teórico e prático que possibilite o aprimoramento da formação do doutorando na área de Ensino de Ecologia de Recursos Naturais. O Pós-Graduando deverá ministrar atividades didáticas em disciplinas de Ecologia, conservação e manejo de solo e água, em cursos de Graduação, sob a supervisão do coordenador da disciplina e do professor da referida disciplina na graduação.

Bibliografia:

Castanho, C., Castanho, M. E. (orgs.) Temas e textos em Metodologia do Ensino Superior. Papirus. 3ª. Ed. Campinas, SP.2004. Fazenda, I. (org.) Didática e interdisciplinaridade. Papirus. 17ª. Ed. Campinas, SP. 2011. Gil. A. C. Didática do Ensino Superior. Editora Atlas.1ª. Edição. São Paulo. 2011 Moreira, D. A. Didática do Ensino Superior. Técnicas e Tendências. Pioneira Editora. 2003. Pimenta, S. G., Anastasiou, L.G.C. Docência do Ensino Superior. Vol. I. Cortez Editora. 2002. Veiga, I. P. A., Castanho, E. L. M. (orgs.) Pedagogia Universitária: a aula em foco. Papirus. 3ª. Ed. Campinas, SP.2002. BEGON, M., HARPER, J.L. & TOWNSEND, C.R. 1996. Ecology. 3rd ed. Blackwell.Science Ltda. Oxford. BEGON, M. Z. & MORTIMER, M. 1986. Population Ecology. A univied of animals and plants. 2ed. Blackwell Sci. Publ. Oxford. KREBS, C. J. 1985. Ecology: The experimental analysis of distribution and abundance. Harper & Row, New York. PIANKA, E. R. 1994. Evolutionary ecology (5rd ed) Harper Collins College,New York. RICKLEFS, R. E. 1996. Ecology (3rd ed.) Freeman and Company, New York. RICKLEFS, R. E. 1996. A economia da natureza. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Periódicos diversos com artigos de Ecologia para que os alunos extraiam elementos para suas aulas.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo