[AVISO] Mudanças no cadastro de bancas de Qualificação e Defesa
Data da publicação: 2 de outubro de 2025 Categoria: Informativos ImportantesA Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais informa:
Mudanças importantes no cadastro de bancas de qualificação e defesa já estão em vigor!
Entrou em vigor a Portaria nº 39/PRPPG/UFC (30/09/25) com mudanças importantes no cadastro de bancas de Qualificação e Dissertação.
Agora, o cadastro da banca é de responsabilidade do(a) próprio aluno(a), e o procedimento deverá ser feito diretamente no SIGAA. Veja o tutorial na parte inferior desta página.
Será necessário anexar, em um único arquivo (máx. 10 Mb) :
1) Relatório de similaridade (Turnitin ou indicado pela UFC)
2) Declaração de Uso de IA (Anexo I da Portaria)
3) Declaração de concordância do(a) orientador(a) (Anexo II da Portaria)
Após o cadastro, a Coordenação avaliará e homologará a solicitação.
A documentação, bem como os modelos das declarações, está listada na Portaria nº39/PRPPG/UFC.
Aos docentes: As instruções de uso do sistema Turnitin estão disponíveis em: https://prppg.ufc.br/pt/turnitin/. As credenciais de acesso foram enviadas pela Pró-Reitoria a todos(as) os(as) docentes por e-mail no mês de fevereiro de 2025. Caso o docente tenha problemas de acesso, deverá entrar em contato diretamente com a Pró-Reitoria por meio do e-mail narcelio@ufc.br
TUTORIAL – SOLICITAÇÃO DE BANCA DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA
Informações básicas para cadastro de bancas:
– Não colocar o título em caixa alta;
– Especificar corretamente se a defesa/qualificação será presencial ou virtual (videoconferência);
– Membros suplentes não são cadastrados;
– Para os convites, são necessários e-mails de todos os membros.
OBS: Conforme a Portaria 39 da PRPPG, é necessário juntar todos os arquivos solicitados em um único PDF.
