Tratamento e Reaproveitamento de Águas Residuárias

Title (English): Treatment and Reuse of Wastewater

Professor(a): Profa. Dra. Kelly de Araújo Rodrigues Pessoa

Ementa:

Introdução: características dos esgotos, etapas, níveis e processos de tratamento; Lagoas de Estabilização; Processos aeróbios; Processos anaeróbios; Processos físico-químicos; Pós-tratamento de efluentes; Reutilização e reaproveitamento de águas residuárias tratados; Disposição de esgoto no solo.

Bibliografia:

Campos, J. R. 2009. Tratamento de Esgotos Sanitários Por Processo Anaeróbio e Disposição Controlada No Solo. Edusp. São Paulo. Chernicaro, C. A. Reatores anaeróbios. 2018. UFMG. Belo Horizonte. Mancuso, P. C. S., Santos, F. H. 2003. Reuso de Águas. Editora Manole, Barueri. Metcalf & Eddy. 2016. Tratamento de efluentes e recuperação de recursos. 5a Edição. AMGH Editora. Porto Alegre. Nuvolari, A. 2011. Esgoto sanitário-Coleta, Transporte e Reúso Agrícola. 2ª ed. Edgard Blucher. São Paulo. Pessoa, C. A. & Jordão, E. P. 2014. Tratamento de esgotos domésticos 7ª ed. ABES, Rio de Janeiro. Sperling, M. von. 2014. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos, v. 1. UFMG, Belo Horizonte. Sperling, M. von. 2017. Lagoas de estabilização. 2017. UFMG, Belo Horizonte. Sperling, M. von. 2016. Lodos ativados, v.4. UFMG, Belo Horizonte. Tsutiya, M. T. & Sobrinho, P. A. 2000. Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário. 2ª ed.- São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.