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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais

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Solicitação de Diploma

Disponibilização da tese ou dissertação no Repositório Institucional (RI) da UFC: Para que o processo de solicitação de diploma seja iniciado, é necessária a disponibilização da versão final da tese ou dissertação completa no RI da Biblioteca Universitária da UFC. Portanto, a primeira etapa é ter o trabalho (dissertação/tese) aceito no RI. O estudante deverá enviar à coordenação do PPGERN a versão final do seu trabalho, para que seja submetida ao Repositório pela coordenação. Após a submissão do trabalho no RI, se for necessária alguma correção, a Biblioteca solicitará diretamente ao estudante.

Após o trabalho ser aceito no RI, o processo de solicitação de diploma poderá ser iniciado. Abaixo, segue a documentação necessária:

Diploma do Mestrado

Os documentos requeridos para solicitar o diploma de mestre são os listados abaixo. A documentação deverá ser enviada ao e-mail do PPGERN (ppgern@ufc.br). Segue abaixo:

1. Ofício do orientador encaminhando a versão final da dissertação
2. Duas cópias, em PDF, da versão final da dissertação: uma versão desprotegida e outra protegida (atentar-se para que o arquivo não venha com senha, apenas protegido contra gravação);
3. Nada consta da biblioteca (atentar-se para validade do Nada Consta, até 30 dias);
4. Requerimento de diploma;
5. Cópia do RG (frente e verso) – OBS: A Pró-Reitoria recomenda que não seja usada cópia da CNH, pois nela não contém a informação sobre a naturalidade do estudante.
6. Cópia do diploma da graduação (frente e verso);
7. Formulário para autorização da divulgação da tese/dissertação no banco de teses da CAPES;
8. Termo de autorização para disponibilizar documentos digitais na Biblioteca Universitária da UFC.

Diploma do Doutorado

Os documentos requeridos para solicitar o diploma de doutor são os listados abaixo. A documentação deverá ser enviada ao e-mail do PPGERN (ppgern@ufc.br). Segue abaixo:

1. Ofício do orientador encaminhando a versão final da tese (deve informar a entrega dos dados experimentais pelo aluno);
2. Duas cópias, em PDF, da versão final da tese: uma versão desprotegida e outra protegida (atentar-se para que o arquivo não venha com senha, apenas protegido contra gravação);
3. Nada consta da biblioteca (atentar-se para validade do Nada Consta, até 30 dias);
4. Requerimento de diploma;
5. Cópia do RG (frente e verso) – OBS: A Pró-Reitoria recomenda que não seja usada cópia da CNH, pois nela não contém a informação sobre a naturalidade do estudante.
6. Cópia do diploma do mestrado (frente e verso);
7. Formulário para autorização da divulgação da tese/dissertação no banco de teses da CAPES;
8. Termo de autorização para disponibilizar documentos digitais na Biblioteca Universitária da UFC.

Informações adicionais

  • Atualização dos dados pessoais no SIGAA: É necessário que o estudante mantenha os seus dados pessoais atualizados no sistema SIGAA. Na ausência ou inconsistência de alguma informação obrigatória no cadastro do estudante, o sistema não permitirá a homologação do diploma.
  • Versão final da tese ou dissertação: A normalização da versão final da tese ou dissertação deve ser realizada de acordo com o guia de normalização de trabalhos acadêmicos e templates disponibilizados no site da Biblioteca Universitária da UFC. Na versão final, a folha de aprovação não deve conter assinaturas, apenas os nomes dos membros da banca examinadora e a data da defesa;
  • Ficha catalográfica: A ficha catalográfica deve ser adicionada à versão final da tese ou dissertação, sendo elaborada pelo próprio aluno diretamente no site da Biblioteca Universitária da UFC;
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