gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais

Área do conteúdo

Conservação e manejo dos recursos naturais: Tratamento de águas residuárias, reuso, aproveitamento de resíduos e monitoramento ambiental

Histórico

As atividades deste grupo de pesquisa sob a responsabilidade da Profa. Dra Kelly Rodrigues como docente colaboradora do PPGERN tiveram início em 2018, na linha de pesquisa de Conservação e Manejo dos Recursos Naturais, com ênfase no Tratamento e Reaproveitamento de Águas Residuárias do Semiárido.

As pesquisas desta linha são realizadas no Laboratório de Tecnologia Ambiental (LATAM) do IFCE  campus Fortaleza (Figura 1), atualmente sob a responsabilidade da profa Me. Patrícia Celestino, do IFCE, e ainda em área ao lado do Laboratório de Sistemática Ambiental da UFC, onde está a ser implementada uma estação piloto de wetland e ainda pesquisa com reuso voltado para para o semiárido (Figuras 1 e 2)

Contribuição à Ciência

Em relação às pesquisas realizadas, são elencadas: micorremediação de pesticidas, BTEX e corantes têxteis, obtenção de subprodutos de interesse comercial a partir da ação de fungos em rejeitos da agroindústria (casca do coco para produção de células e o soro de queijo para obtenção de ácido cítrico. Fomos contemplados no ano de 2010 e 2012 por editais universais do CNPq e em 2016 edital interno do IFCE.

As pesquisas que estão em andamento vinculadas ao PPGERN estão apresentadas na Tabela abaixo

Aluno Perfil Pesquisa
Victória Bermudez

Doutoranda PPGERN UFC

Orientadora: Profa Kelly Rodrigues

Co-orientadoras: Profa. Francisca Araújo, Profa. Lígia Queiroz

Nathália Magalhães

Doutoranda PPGERN UFC

Orientadora: Profa. Kelly Rodrigues

Biorremediação de metais pesados por fungos
Jeferson Azevedo

Mestrando PPGTGA – IFCE

Orientadora: Profa. Glória Marinho PPGTGA- IFCE

Co-orientadora: Profa.Kelly Rodrigues

Cleber Oliveira Iniciação Científica Tratamento de esgoto doméstico com westland construído com uso de espécies nativas visando reuso na agricultura
Beatrice Cardoso Iniciação Científica Tratamento de esgoto doméstico com westland construído com uso de espécies nativas visando reuso na agricultura
Henrique Meneses Iniciação Científica Tratamento de esgoto doméstico com westland construído com uso de espécies nativas visando reuso na agricultura
Thalita Ribeiro Iniciação Científica Biorremediação de metais pesados por fungos
Modiane Arcanjo Iniciação Científica Biorremediação de metais pesados por fungos

Publicações mais recentes

• Azo dye mineralization by phanerochaete chysosporium in a sequencing bath reactor. Carlos Ronald Pessoa Wanderley, Marcus Vinícius Freire Andrade, Luciana Ribeiro, Glória Marinho e Kelly Rodrigues. Brazilian Archives of Biology and Technology, 2018.
  • Biodegradação de paraquat e produção de celulase em reatores inoculados com fungos e resíduo celulósico. Glória Marinho, Gleycielle Pinheiro, Bárbara Barbosa, Luciana Pereira, Kelly Rodrigues. Revista DAE, 2017.
  • Potential of the filamentous fungus Aspergillus niger AN 400 to degrade Atrazine in wastewaters. Glória Marinho, Bárbara Barbosa, Kelly Rodrigues, Marisete Aquino, Luciana Pereira. Biocatalysis and Agricultural Biotechnology, 2017.

Artigos aceitos para publicação

• Surfactant biodegradation in batch reactors with Aspergillus niger AN400. Glória Marinho, Reinaldo Cavalcante, Renata Silveira, Luciana Pereira, Kelly Rodrigues. International Journal of Environment and Waste Management. Previsão de publicação/ Prediction of publication/ Predicción de publicación: 2019.
  • Influência da alimentação escalonada na biorremediação de corante têxtil por fungos imobilizados em reator de bateladas sequenciais. Gustavo Evangelista dos Santos, Andreza Dnarla Oliveira Santos, Amanda Moraes, Carlos Ronald P Wanderley, Glória Marinho, Kelly
    Rodrigues.
    Revista DAE. Previsão de publicação/ Prediction of publication/ Predicción de publicación: 2019.
  • Produção de ácido cítrico por Aspergillus niger AN 400 a partir de resíduo agroindustrial. Nathália Magalhães, Alyne Vasconcelos, Luana Siebra Andrade, Carlos Ronald P Wanderley, Glória Marinho, Kelly Rodrigues. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental. Previsão de publicação/ Prediction of publication/ Predicción de publicación: 2019

Cooperações e Fomento

Apoio do IFCE, CAPES, FUNCAP e CNPq para o fomento de bolsas. Doações da empresa JBS couro e CAGECE – Cascavel para a construção do wetland e do auxílio PROAP para coleta de campo. Support from the IFCE, CAPES, FUNCAP and CNPq for the promotion of scholarships. Donations from the company JBS Leather and CAGECE – Cascavel for the construction of wetland and PROAP assistance for field collection.